Todos os grandes homens, ao longo da história, conheceram o segredo, Isaack Newton, Leonardo Da Vinci, Albert Einstein, Alexander Graham Bell, César Maia... Ôpa! César Maia? Ele pode não ser uma das maiores personalidades da humanidade, mas já provou que é um dos maiores adeptos do segredo. Por quê? Vejamos.
O completo caos na saúde carioca é rotina há algum tempo. A violência atinge níveis cada vez mais próximos de guerras. O trânsito mata mais e mais, e a Avenida Brasil, administrada pela Prefeitura, é a campeã em número de acidentes, com cerca de dois mil no ano passado, contra apenas 400 da segunda colocada. A conservação urbana é precária, e protestos como os do boicote ao IPTU estouram na imprensa. Nem é preciso dizer mais para saber que o Rio não anda muito bem das pernas, mas não é isso que pensa nosso Prefeito.
Em reportagem do Globo esta semana, foi revelado o custo da obra que entrará para a história dos monumentos “faraônicos” do Brasil, A Cidade da Música Roberto Marinho. Mesmo com todos os problemas enfrentados pela ausência de serviços básicos, o orçamento de 2008 terá 60% de sua verba para obras destinadas a um só endereço, "Cebolão", Barra da Tijuca.
Talvez a opção reflita os ensinamentos do best-seller absoluto entre os “auto-ajudas”, O Segredo, de Rhonda Byrne. Se for o caso, foi aplicada a lei que finalmente solucionará o que quatro Constituições e infinitas emendas não conseguiram, a Lei da Atração. Com um pouco de otimismo e muita imaginação, segundo a autora, é possível atingir qualquer objetivo. “É só acreditar que já conseguiu”, e bingo, “seu desejo é uma ordem”. Parece então que o Rio de Janeiro que César Maia governa é uma mentalização em que nossas necessidades foram supridas e podemos nos dar ao luxo de construir tamanha proeza.
Tiroteio no alemão? Mentaliza. Boicote ao IPTU? Mentaliza. Filas nas emergências? Mentaliza. Não há limites para o que se pode conseguir com o poder de sua mente. Se bem que isso não é novidade na Prefeitura, visto que já está na educação há um bom tempo. Aluno reprovado? Mentaliza. Aprovado!
Não que eu seja contra a cultura. Muito pelo contrário, é louvável o incentivo à promoção cultural que um complexo de alto nível como esse gera. Nesse aspecto, tiro o chapéu para César Maia. Mas quem irá freqüentar a Cidade da Música? Com certeza não serão os que esperam atendimento nos hospitais, nem os que são atingidos por balas perdidas ou achadas. A orquestra que ouvirão será a própria família em prantos nos enterros. Ou melhor, nem essa.
O dinheiro empregado para concluir a obra poderia ter sido usado para construir cinco hospitais de grande porte, ou uma via expressa como a linha amarela, com folga. Despoluiria as lagoas da Barra. Reconstruiria o Engenhão. Não que precisemos de outro, mas até o Pan já está comendo poeira. Mas que bobeira a minha, fico contando miséria. O certo é pensar em abundância. Imaginar que temos dinheiro para o que bem entendemos, assim receberemos mais. Vide o próprio prefeito que começou avaliando a obra em R$88 milhões e já conseguiu R$461,5 mi.
Fico pensando qual será o destino do orçamento de 2009? Que tal uma Cidade do Funk para acompanhar a do Samba? Até achei o sambódromo pequeno esse ano, um maior cairia bem. Cidade do Pagode, da Cerveja. Bom seria se fosse usado para construir a tal “Cidade Maravilhosa”.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008
César Maia implementa Lei da Atração
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Claro que o César Maia é adepto da Lei da Atração. Ele provavelmente deve seus mandatos ao Segredo (melhor culpar o Segredo e esquecer dos cariocas, rs).
Mas não se preocupa! Tudo vai ficar bem com...Wagner Montes. Nem quero imaginar as "cidades" que ele vai construir!
Obras faraônicas e entretenimento para que o povo esqueça da vida e da dor...uhnn, o que isso lembra? Pão e circo! Não é à toa que ele se chama César, rs.
Ótimo texto, Vinícius! Como sempre, aliás.
Beijoos!
Lorena
Você é foda.
PS: Como tu fez pra Lorena acessar o teu blog? :D
Vinicius, você é genial.Fiquei arrepiada ao terminar de ler seu texto.
Concordo em gênero, número e grau com você.
Beijos
Postar um comentário